Como prevenir o aparecimento de doenças neurológicas?

Não é novidade que a prevalência das doenças neurodegenerativas como a Doença de Alzheimer e a Doença de Parkinson acentuam-se, significativamente, com a idade. Sabe-se também que existem fatores genéticos e ambientais que contribuem para o surgimento destas doenças.

Mas de que forma é que estes fatores influenciam estas doenças? Existe alguma forma de prevenir o seu aparecimento?

Hoje, vimos falar-vos sobre o exercício físico e o seu efeito protetor no surgimento destas doenças.

 

Tem sido reportado, repetidamente, em vários estudos o efeito benéfico do exercício físico na limitação e/ou atenuação da progressão da doença, desempenhando assim um papel importante na proteção do cérebro. Mais especificamente, o exercício físico agudo aumenta o batimento cardíaco que, por sua vez, aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, estimulando diversos mecanismos neurobiológicos nos tecidos cerebrais, que promovem a função cognitiva e motora.

 

Os efeitos Protetores do Exercício na Doença de Alzheimer (DA)

Vários estudos longitudinais suportam a ideia de que a atividade física é um instrumento poderoso na prevenção da Doença de Alzheimer e demência em pessoas idosas. Uma meta-análise de 2009 concluiu que o exercício físico reduz em 45% o risco de desenvolver demência. Estima-se que entre 13% a 20% dos casos de Alzheimer na Europa devem-se a inatividade física.

 

Como proteger-se?

Faça atividades de intensidade moderada-vigorosa, pelo menos 3 vezes por semana: caminhar/correr, subir/descer escadas, andar de bicicleta, nadar, praticar aeróbica, hidroginástica, treino de força, treino de alongamentos, entre outras actividades.


Os efeitos Protetores do Exercício na Doença de Parkinson (DP)

À semelhança da Doença de Alzheimer, um vasto número de estudos sugere que o exercício físico também pode prevenir o desenvolvimento da Doença de Parkinson. O risco de desenvolver a DP está inversamente associado à frequência e intensidade de atividade física praticada ao longo da vida e ao período em que a mesma é praticada.

 

Num estudo elaborado com vários grupos etários, verificou-se que o efeito protector do exercício físico mostra-se, particularmente, mais intenso quando praticado entre os 35 e 39 e/até ao resto da vida. Sugerindo que, quando praticado nesta faixa etária, a atividade física decresce, em 40%, o risco de desenvolver esta patologia.

 

Em relação à intensidade, um estudo longitudinal demonstrou que indivíduos que praticam exercício físico de alta intensidade, como andar de bicicleta, aeróbica ou ténis, apresentam um risco mais baixo, de 40%, em desenvolver a doença, em comparação com indivíduos que praticam atividades de baixa intensidade. Outro fator que pode estar relacionado com o surgimento desta doença é o tipo de emprego. Estudo demonstrou que o risco de desenvolver esta patologia está associado ao gasto energético do local de trabalho, indicando que trabalhos sedentários (ex., professores, médicos, funcionários públicos) apontam para um maior risco de desenvolvimento da patologia, ao invés de profissões mais ativas (ex., funcionários da construção civil).

 

Como proteger-se?

Faça atividades de alta intensidade, como andar de bicicleta, aeróbica ou ténis, pelo menos 3 vezes por semana e evite uma vida sedentária.

 

Ideias a reter: 

Em conclusão, a atividade física é essencial para um bom funcionamento da actividade cerebral e, por essa razão, é um verdadeiro aliado na prevenção de doenças como a de Alzheimer ou Parkinson. No entanto ainda não se sabe concretamente qual(ais) os melhores exercícios para proteger o nosso sistema nervoso destas doenças, sendo assim de extrema importância a ajuda de um profissional especializado para que este intervenha adequadamente tendo em conta as características de cada um.

 

 

Fisioterapeuta Rita Gama

 

 

 

Paillard, T., Rolland, Y., & de Souto Barreto, P. (2015). Protective effects of physical exercise in Alzheimer’s disease and Parkinson’s disease: a narrative review. Journal of clinical neurology, 11(3), 212-219.

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